Postado 27.07.2012 - 10:24

QUE GRANDE INUTILIDADE! NADA FAZ SENTIDO! (Eclesiastes 12:9-14)

Há uma plenitude que Deus deseja para a vida dos homens. Talvez tudo na vida, todas as coisas, não sejam totalmente boas ou ruins. Com certeza algumas são melhores que outras. Às vezes consideramos bom o que em geral é considerado ruim e vice-versa.

Quando era novo convertido, no início dos anos 80,eu achava que nada de ruim acontecia aos crenteso crente não ficava doente, não era assaltado, não ficava desempregado, era como se a Igreja fosse uma espécie de ilha protetora de todo mal que há no mundo!

Desnecessário dizer que esse pensamento não durou muito! Fiquei meio desnorteado, confesso, pois naquele "primeiro amor", aquele zelo pelo Senhor dos Exércitos eu achava que os crentes eram uma espécie de super-homens, que nada os podia atingir; não é bem assim, 30 anos depois, vejo que não é nada disso. Mas o triste é saber que hoje em dia há Igrejas prometendo exatamente isso! Tipo: venha para Jesus e todos os seus problemas serão resolvidos, ou testemunhos em programas de rádio onde a pessoa não tinha nada e depois já tem apartamentos, carros, empresas, família e nenhum problema. Lógico que o senhor Jesus não prometeu isso, nem mesmo na "vida em abundância" em João 10:10.

Eclesiastes vai diretamente contra esse tipo de pensar. Considero esse livro como a nossa caixa-preta interna (explicação da caixa-preta de um avião), Deus nos concedeu este livro para sabermos o que há realmente em nossa mente.

Em Eclesiastes encontramos o agir de Deus - o Criador está em ação, encontramos os problemas dos homens, e vemos que soluções simplistas não resolvem, como citar frases: "este câncer não existe."

1. A BUSCA DO SIGNIFICADO E SENTIDO DA VIDA ( ECLESIASTES 1:3)

É inútil tentar predizer infalivelmente o resultado de uma vida baseada em sua conduta, seja esta pessoa um sábio ou um tolo. Por quê? Não sabemos, simplesmente, qual deles será bem sucedido na vida. Pode até ser o tolo, por que não?

Então entra em cena para nos esclarecer a SOBERANIA de Deus, Sua Liberdade para fazer o que lhe apraz, agrada, alegra, e nessa soberania, a humanidade vê-se diante dos MISTÉRIOS dos Seus caminhos. Não compreendemos, não entendemos, não enxergamos o porquê de muitas coisas, acontecimentos em nossa vida e no mundo... não temos capacidade de compreender os mistérios da vida e nem de transformar suas realidades!

Chega- se à conclusão que nós não podemos entender o significado da vida, pois ela é curta e injusta.

2. COMO ACHAR SATISFAÇÃO E FELICIDADE ( ECLESIASTES 2:24)

Há uma plenitude que Deus deseja para a vida dos homens. Talvez tudo na vida, todas as coisas, não sejam totalmente boas ou ruins. Com certeza algumas são melhores que outras. Às vezes consideramos bom o que em geral é considerado ruim, e vice-versa.

Na Bíblia, encontramos conselhos sadios como tirar o melhor proveito da vida, como desfrutar as coisas simples da vida, como Deus as dá. Nossa grande dificuldade é a falta de compreensão da Graça divina x limitação humana. Quando Eclesiastes diz : "porção/ recompensa/parte", indica a natureza parcial e limitada das dádivas de Deus! Ele não dá todas as coisas para os homens! Um pudim de leite condensado: você não pode comê-lo inteiro, uma fatia (ou duas) já bastam!

3. COLOCANDO DEUS EM TODA A VIDA (ECLESIASTES 12:13)

Se olharmos a vida como ela é, existe o perigo de uma perda de confiança em deus. Nosso desejo é que a vida seja ordenada, como a-b-c-d, e não de uma imprevisibilidade louca! Um dia estamos bem, no dia seguinte podemos estar numa U.T.I. Hospitalar! Gostamos de planejar e discernir um futuro com mais clareza!
-porisso a conclusão do Eclesiastes: tudo é vaidade -(sopro/vapor/algo sem substância/nulidade/vacuidade/futilidade/temporalidade/absurdo/incompreensibilidade, aquilo que é vazio e não tem nada! Já que o passado não pode ser mudado, o presente é sofrido e o futuro precário e incerto, o prazer é possível quando buscado no lugar correto: na gratidão/apreciação pelas dádivas de Deus no alimento/trabalho/amizade/casamento. Essas são dádivas de Deus, em uma sociedade preocupada com a necessidade de obter/vencer/conquistar/produzir/controlar. Eclesiastes alerta que tudo isso é vaidade: todos nós morreremos, e todas as lutas e esforços parecerão ter sido em vão.

Conselho: alegre-se nas bençãos concedidas por Deus, são diárias, que as enxerguemos nos lírios do campo, nas aves do céu, nos peixes do mar, nas estrelas à noite, no seu trabalho, no seu casamento, em seus filhos, seus amigos, sua família...
e em Jesus Cristo, aquele em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos!

Deus abençoe a todos!

José Manoel (1ª Igreja Evangélica Irmãos Menonitas do Jabaquara).

Leia mais ...
Educação a distância

Claro e simples

EAD, ensino a distânica é um grande recurso da internet a seu favor, conheça mais sobre a Bíblia matricule-se hoje mesmo em um de nossos cursos.

Obra Missionária Alfa e Ômega

Alfa e Ômega

A Missão foi fundada em 1998 busca levar o evangelho através de folhetos, cursos bíblicos e livros a todo Brasil.

  • Loja 1: R. Conde de Sarzedas,140 - Lj 19 - Centro/SP - (11)3105-6673
  • Loja 2: R. Felipe Antonio Nader, 24 - Centro/Osasco - (11)3682-2106
Contuct Us

Contato

Deixe uma mensagem para nossa equipe, não demora nada e vai nos ajudar muito pra deixar o Manonitas.net sempre atualizado.